A instalação de um orçamento participativo, realização de assembleias municipais e a promoção de políticas educativas para a discussão e combate à corrupção. Estas foram algumas das propostas priorizadas durante a I Conferência de Transparência e Controle Social (Consocial), realizada nestas quarta (11) e quinta-feira (12), na cidade de São João do Tigre, a 243 km de João Pessoal.
O município foi o primeiro do Estado a realizar a conferência no ano de 2012, dando continuidade a uma série de debates, cujo objetivo principal é promover a transparência e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático, que garante o uso correto e eficiente do dinheiro público.
O evento teve a participação de representantes do poder público, de conselhos setoriais e da sociedade civil, que acompanharam a palestra de abertura realizada pelo auditor da Controladoria Geral da União (CGU), Gabriel Aragão, sobre o papel da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública.
Durante a conferência, os participantes foram divididos em grupos temáticos para a discussão de propostas que servirão de embasamento para a elaboração do Plano Nacional de Transparência e Controle Social para os órgãos da administração pública.
A Consocial é coordenada em âmbito estadual pelo chefe de gabinete da Casa Civil, Emmanuel Arruda, e tem por base quatro eixos temáticos: promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos; mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública; atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle; e diretrizes para a prevenção e combate à corrupção.
Ao final da conferência, foi eleito o delegado que vai representar o município na etapa estadual do evento, prevista para acontecer nos dias 15, 16 e 17 de março, em João Pessoa. Já a representante do poder público, Suelda Coutinho da Silva, foi a candidata eleita em São João do Tigre. Cerca de 500 delegados devem participar da Conferência Estadual, dos quais 38 devem representar a Paraíba na etapa nacional, que será realizada no período de 18 a 20 de maio, em Brasília.
Mais informações podem ser obtidas através do endereço eletrônico www.consocial.pb.gov.br , ou ainda nas redes sociais facebook.com/consocialpb e no twitter @consocialpb.