A Comissão Organizadora da Conferência de Transparência e Controle Social (Consocial) realizará neste sábado (22) um curso de formação para orientações sobre a metodologia do evento. A capacitação será iniciada às 8h, na Escola Municipal Aruanda, localizada no bairro dos Bancários, em João Pessoa.
O curso será ministrado pelo presidente da Comissão Organizadora Estadual (COE), Emmanuel Arruda, e vai contar com a participação de representantes das Controladorias Gerais do Estado e da União. O curso definirá como serão priorizadas as propostas selecionadas nas conferências e estabelecerá o modelo de votação dos delegados que representarão os municípios nas conferências estadual e nacional, previstas respectivamente para março e maio de 2012.
A Conferência de Transparência e Controle Social tem o objetivo de promover e incentivar o debate e o desenvolvimento de novas idéias e conceitos sobre a participação social no acompanhamento e controle da gestão pública. O evento já foi convocado por mais de 60 municípios paraibanos.
Simulação – De acordo com Liliane Belarmino, presidente da Comissão Municipal do evento, a capacitação deve simular todas as fases de uma conferência. “Vivenciaremos as etapas, desde o credenciamento até a priorização de propostas e a eleição dos delegados que representarão nossa cidade na conferência propriamente dita”, disse.
A formação é preparatória e pretende evitar falhas durante a realização da etapa municipal do evento em João Pessoa, prevista para os dias 25, 26 e 27 de novembro, no Espaço Cultural José Lins do Rego. Cerca de 50 pessoas devem participar da formação, entre membros da Comissão Municipal e funcionários da secretaria de Transparência da Capital.