A comissão organizadora da Conferência de Controle Social e Transparência (Consocial) marcou para o período de 15 a 17 de março de 2012, em João Pessoa, a etapa paraibana do evento.
Com isso, as gestões municipais que representam o poder público poderão realizar convocações até o dia 15 de dezembro de 2011. Já os representantes da sociedade civil, bem como das prefeituras que perderem o prazo anterior, poderão realizar agendamentos até o dia 15 de janeiro de 2012.
De acordo com o regulamento, as etapas municipais da Consocial podem ser realizadas até o dia 15 de fevereiro, 30 dias antes da etapa estadual.
O que é – A Conferência de Controle Social e Transparência (Consocial) subsidiará a construção do Plano Nacional de Transparência e Controle Social. Um dos diferenciais da 1ª Consocial é o desenvolvimento de um sistema informatizado capaz de gerar um banco de dados com todas as informações reunidas pelas etapas municipais, estaduais e nacional. Esta medida permitirá o desdobramento das ações e um acompanhamento sistematizado da concretização das propostas ao final da conferência.
As conferências municipais e estadual serão preparatórias à 1ª Conferência Nacional, marcada para o período de 18 a 20 de maio de 2012, em Brasília. É esse evento nacional que subsidiará a construção do Plano Nacional de Transparência e Controle Social. Informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (83) 3216-4454 ou pelo e-mail cgupb-nap@cgu.gov.br. Nas conferências locais, serão definidas as propostas e escolhidos os delegados para a Consocial Estadual.